Recurso deve ser utilizado para contestação de operações suspeitas de golpes ou fraudes
Novidade relacionada ao Pix: As instituições financeiras que oferecem o serviço Pix disponibilizarão em seus canais digitais, a partir de 1º de outubro de 2025, a funcionalidade de contestação de operações suspeitas de golpes ou fraudes.
Na Credicoamo, quando um associado percebe indício de golpe ou fraude em alguma transação efetivada no Pix, ele já conta com o apoio da agência, que, por sua vez, encaminha para tratamento pela área responsável dentro da Cooperativa. Esse caminho continua existindo, porém, a nova funcionalidade representa um recurso extra, cuja principal vantagem é que a contestação estará disponível 24h, inclusive aos finais de semana.
Mas atenção: é uma funcionalidade criada exclusivamente para trazer mais segurança aos usuários quanto a fraudes e golpes, não devendo ser utilizada em casos de desacordo comercial ou envio de Pix para a pessoa errada por erro do próprio usuário pagador. No ambiente do Pix pelo aplicativo Credicoamo, o associado terá todas as orientações necessárias antes de iniciar a contestação.
É uma solução simples e intuitiva, de forma 100% digital. Também será possível consultar o status e a evolução dos pedidos de devolução efetuados. Segundo o Banco Central, a medida foi feita para acelerar o processo de solicitação de devolução, aumentando a chance dos recursos transferidos por fraude serem bloqueados na conta do fraudador e devolvidos para a vítima. É um recurso que promete aumentar a percepção de segurança em relação ao ambiente de pagamentos digitais. A solução faz parte do Autoatendimento do MED (Mecanismo Especial de Devolução).
Como usar:
Pelo App da Credicoamo, por 2 caminhos:
1) Via extrato da conta corrente, selecionando diretamente a operação a ser contestada
2) Via menu específico dentro do ambiente Pix
Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do nosso website. Você pode consultar nossa Política Privacidade clicando AQUI.