Entrou em vigor na última segunda-feira (2), a versão 2.0 do chamado MED – Mecanismo Especial de Devolução do PIX, para viabilizar a restituição em casos de fraude ou golpes financeiros.
Antes, na versão 1.0, a devolução só podia ser feita a partir da conta corrente que recebeu a operação fraudulenta. No entanto, os golpistas costumam sacar ou transferir rapidamente o dinheiro para outras contas, perdendo a possibilidade de rastreio.
Com as novas regras, o sistema de devolução do PIX vai rastrear de forma mais ágil e com mais precisão o caminho do dinheiro e aumentando a probabilidade de recuperação dos valores desviados, mesmo após deixarem a conta original do golpista.
Ainda sobre inovações com vistas a aumentar a segurança, em outubro de 2025, a cooperativa disponibilizou no ambiente PIX do aplicativo Credicoamo, a funcionalidade para que uma transação com suspeita de golpe ou fraude, possa ser facilmente contestada pelo associado, sem a necessidade de interação humana.
Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do nosso website. Você pode consultar nossa Política Privacidade clicando AQUI.